Concurso de Fotografia




Regulamento do Concurso de Fotografia “Dizer-se NU Sofrimento”

Contexto

"A Nudez é sempre lugar de intimidade e Debilidade. Estar nu diante de outro é tornar-se para ele chão sagrado, e felizes aqueles que encontram quem perceba isso. A Nudez de Job diante de Deus e de si mesmo, a Nudez daquele homem sem raça, nem nacionalidade, nem tempo, é uma porta de entrada para o jardim da nossa própria Nudez, da maneira como Nus dizemos e Nos dizemos." (Rui Santiago)


1.º Artigo
(Concurso e Tema)

a) O tema do concurso é “Dizer-se NU Sofrimento” e recebe a sua inspiração do Simpósio «Dizer-se NU Sofrimento».

b) O concurso terá duas fases.

c) A primeira fase corresponde à receção de fotografias via e-mail. Destas serão escolhidas, pelo júri, vinte fotografias (dez horizontais e dez verticais).

d) A segunda fase do concurso será a exposição das vinte fotografias escolhidas (na primeira fase) no átrio dos auditórios dos HUC-CHUC, onde se realizará o Simpósio. Destas vinte serão escolhidas, pelo júri, primeira, segunda e terceira vencedoras.


2.º Artigo
(Participantes)

a) O Concurso é aberto a todos os fotógrafos amadores e profissionais.

b) Especialmente direcionado a estudantes ou profissionais de (ensino da) saúde mas aberto a toda a comunidade em geral.


3.º Artigo
(Trabalhos)

a) Os trabalhos poderão ser a cores e/ou a preto e branco.

b) A fotografia pode ter orientação vertical ou horizontal e terá que ter o tamanho exato de uma folha A3.

c) Cada participante pode apresentar a Concurso até dois trabalhos.

d) Só serão aceites fotografias originais.

e) Os trabalhos deverão ser enviados por e-mail em formato digital JPEG necessariamente com alta qualidade, sendo que o nome da fotografia enviada terá que ser o título do ficheiro.

f) Juntamente com a fotografia enviada por e-mail, cada participante terá que enviar em anexo um documento (em formato Word ou PDF) com os dados do participante e da(s) fotografia(s) a Concurso, sendo os pontos seguintes todos obrigatórios:

Nome completo
Pseudónimo se preferir como identificação
Data de nascimento
Morada completa
E-mail
Número de telefone
Atividade - estudante, profissional; qual o curso ou profissão e onde estuda/trabalha
Título da fotografia
Local de captação
Com ou sem tratamento digital – nomeadamente Photoshop
Pequeno texto com a interpretação, pela visão do autor, da fotografia – texto com 100 a 250 caracteres, incluindo espaços.

g) As vinte fotografias que forem selecionadas para a exposição serão impressas pela Organização.


4.º Artigo
(Prazos)

a) Os trabalhos e os documentos em anexo com a identificação deverão ser enviados para o e-mail spes.saude@gmail.com até dia 7 de Março de 2015 às 23h59.

b) A decisão sobre as fotografias que serão expostas será anunciada a todos os concorrentes na semana do Simpósio, via e-mail, com lista das vinte fotos e respetivo título para confirmação dos dados.

c) Todos os restantes participantes do Concurso também serão informados por e-mail.

d) As três fotografias vencedoras serão anunciadas no dia 20 de Março de 2015, dentro do Simpósio “Dizer-se NU Sofrimento”, pelas 14h45 no Auditório do HUC-CHUC.


5.º Artigo
(Júri)

a) O Júri que escolherá as vinte fotografias finais para estarem presentes na exposição será constituído por dez elementos.

b) O Júri que escolherá as três fotografias vencedoras será constituído por sete elementos.

c) A decisão do Júri é final e irrevogável não cabendo recurso.


6.º Artigo
(Prémios) 

a) Os prémios a atribuir são os seguintes:

1º Prémio: Tablet Asus Memopad FHD10 16GB
2º Prémio: Tablet Asus Memopad HD7 8GB
3º Prémio: Moldura fotográfica digital Sony S-Frame DPF-C800

b) Os prémios serão entregues em cerimónia a realizar no dia 20 de Março de 2015, dentro do Simpósio “Dizer-se NU Sofrimento”, pelas 14h45 no Auditório do HUC-CHUC.


7.º Artigo 
(Disposições finais) 

a) À organização reserva-se o direito de expor, publicar ou reproduzir quaisquer dos trabalhos expostos, salvaguardando sempre a indicação do autor.

b) A apresentação dos trabalhos pressupõe a plena aceitação do presente Regulamento.

c) Os casos omissos do presente Regulamento serão resolvidos pela Equipa do SPES Saúde.

d) Qualquer dúvida referente ao presente Concurso ou Regulamento deverá ser enviada via e-mail para spes.saude@gmail.com.